Serviços

09/11/2018

Abegás promove evento para debater mobilidade a gás natural em veículos leves e pesados

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) realiza nos dias 22 e 23 de novembro, no Rio de Janeiro, a primeira edição do "Seminário Internacional - Mobilidade a Gás Natural: A Solução para o Brasil".

O evento vai reunir empresários do setor de transportes, agentes fomentadores de políticas públicas, agentes formadores de opinião, associações do setor, concessionárias de gás canalizado e demais profissionais interessados no tema. A iniciativa conta com patrocínio master da Fundação Gas Natural Fenosa.

"O Gás Natural Veicular (GNV) é usado internacionalmente como um combustível estratégico para reduzir o nível de emissões, não só em carros de passeio, mas em veículos pesados, no transporte público e de cargas, por conta da sua confiabilidade, produtividade operacional e segurança", afirma o presidente executivo da Abegás Augusto Salomon.

"Com esse evento queremos fomentar a discussão de políticas públicas para o setor. A Abegás propõe promover acordos estaduais para a implementação de políticas públicas de incentivo ao uso de GNV em veículos pesados de carga e de transporte de pessoas, em substituição ao óleo diesel - e a criação corredores logísticos, com infraestrutura de abastecimento de GNV para veículos de transporte de carga. São medidas que podem gerar benefícios ambientais para o País, além da geração de empregos e renda", diz Salomon.

Essas propostas constam no documento "Uma indústria do Gás Natural Competitiva para o Brasil", a agenda do setor para incentivar a cadeia produtiva, estimular a competitividade, o desenvolvimento da infraestrutura, o aumento da concorrência na oferta e o crescimento da demanda, entregue ao presidente eleito e à equipe de transição.

Atualmente, a frota brasileira movida a GNV é de cerca de 2 milhões de veículos, com predomínio de veículos leves (táxis, frota cativas, autônomos e particulares). Mas a experiência internacional vem apontando para o uso cada vez maior do gás natural no transporte de cargas e passageiros, de acordo com o Gerente de Estratégia e Competitividade da Abegás, Marcelo Mendonça.

"Nos Estados Unidos, o movimento de conversão e adaptação de caminhões para o uso do gás natural se intensificou nos últimos anos e hoje já há uma frota de mais de 200 mil caminhões movidos a gás natural. Na Europa há corredores logísticos dedicados que permitem o transporte de cargas de forma mais eficiente e ambientalmente correta com gás natural. São modelos que o Brasil pode adotar para tornar a matriz de transportes mais limpa, reduzindo a pegada de carbono do País", explica Mendonça.

SERVIÇO:

Evento: Seminário Internacional - Mobilidade a Gás Natural: A Solução para o Brasil
Data: 22 a 23 de novembro de 2018
Local: Hotel Hilton Copacabana - Av. Atlântica 1020, Copacabana - Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: www.abegas.org.br / https://goo.gl/svz7qX

Comente essa notícia