Artigos E Cases

05/05/2017

Mercado de integração cresce porque aumenta a eficiência dos negócios


Glenn Johnson (*)

A integração de sistemas e automação do workflow estão melhorando a competitividade e a inovação nas empresas, colocando as informações de negócios à disposição do usuário e mais acessíveis para a tomada de decisão.

Os projetos de integração são impulsionados pela convergência de tecnologias de nuvem, mobilidade e Internet of Things (IoT) e é um mercado que está em franca expansão. De acordo com um estudo realizado pela Grand View Research Inc., este mercado deverá atingir US$ 393,10 bilhões até 2020. A integração de sistemas e a automação de workflow podem eliminar trabalho desnecessário, não apenas paras as grandes empresas, mas também para as pequenas e médias.

Quando as empresas escolhem novos sistemas normalmente a integração com seus outros sistemas é um dos primeiros requisitos. Muitas vezes ela precisa ser implementada logo de início, especialmente se está substituindo um sistema por outro e os dados legados necessitam ser mantidos e acessados em tempo real, mantendo processos de negócios funcionando sem problemas entre os sistemas em uma migração faseada. As plataformas de integração também podem ser usadas para migração de um sistema para outro.

À medida que os sistemas se tornam mais complexos e continuam a se expandir, torna-se cada vez mais dispendioso manter ampla gama de especialistas em cada uma das tecnologias. As empresas que procuram contratar in-house precisam adicionar administradores de rede, especialistas, especialistas em hardware e programadores de software, entre outros. Não demora muito para se tornar um departamento muito grande e caro. Para algumas empresas, a contratação de um terceiro acaba sendo a única opção viável.

Embora os projetos de integração de sistemas tenham uma reputação de se tornarem difíceis devido à extensa programação ponto-a-ponto ou à arquitetura de integração de sistemas dispendiosa e onerosa, as plataformas de integração atuais simplificam muito os projetos de integração. As plataformas de integração não somente podem acelerar a implementação, mas também fornecer documentação e monitoramento, não disponíveis com soluções codificadas.

Oportunidade para os fornecedores de sistemas
Fornecedores, implementadores ou parceiros para aplicações especializadas encontram na integração de sistemas a oportunidade de expandir seus negócios, fornecendo serviços como parte de seu portfólio. Isto é especialmente verdadeiro para parceiros de negócios e consultores que se especializam em aplicações verticais específicas, tais como SugarCRM, ServiceMax e Magento; ou em ecossistemas de fornecedores gigantes como Salesforce, Oracle, SAP, Microsoft e IBM.

Os benefícios dos serviços de integração de sistemas para fornecedores incluem:
- O aumento do valor entregue aos clientes, facilitação da venda de produtos e serviços;
- Abordagem de mais necessidades de negócios, criando mais oportunidades de receitas;
- Conexões com executivos da camada superior da empresa cliente, que resultam em relações mais estratégicas;
- Um conhecimento íntimo dos processos de negócios e dados dos clientes e maior probabilidade de fechar novos negócios.

À medida que um número cada vez maior de empresas investe na integração de sistemas para melhorar sua eficiência e competitividade, o fornecimento de serviços de integração de sistemas faz sentido para os negócios. Ao expandir seus portfólios para incluir serviços de integração, parceiros de negócios e consultores de TI que trabalham com sistemas de TI líderes ou especializados podem expandir seus negócios aumentando o sucesso de sua empresa em curto e longo prazo.
_____________________________________________
(*) O autor é vice presidente sênior da Magic Software Enterprises Americas.

Comente essa notícia