Notícias

Eletrônica e Informática

10/01/2017 - IPESI INFORMA

Cesar lança solução para interconectar plataformas de Internet das Coisas

O Cesar, centro privado de inovação responsável pela criação de produtos, serviços e negócios com tecnologias da informação e comunicação, inicia 2017 com uma novidade: o lançamento do KNoT, plataforma capaz de interconectar as plataformas de Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT) já existentes, fazendo com que, por exemplo, um sistema de iluminação doméstico inteligente possa conversar com um carro conectado e acender as luzes ao perceber que o veículo está se aproximando de casa.

Atualmente, existem várias plataformas que promovem soluções em IoT. Cada uma, no entanto, possui protocolos específicos, que não conversam entre si. O KNoT revoluciona o mercado brasileiro ao ser a única capaz de conectar as diversas plataformas existentes, fornecendo ao ecossistema nacional de tecnologia da informação e comunicação uma infraestrutura adequada à realidade das empresas no que se refere às suas necessidades e disponibilidade de gastos com desenvolvimento. A proposta é que essa infraestrutura seja disponibilizada fim a fim, desde o hardware, que habilitará a conectividade nas coisas, até o serviço de compartilhamento de dados, tradução de protocolos e disponibilização de bibliotecas para o desenvolvimento de aplicações.

De acordo com Tiago Barros, líder de pesquisas em IoT do Cesar, o KNoT possibilita que diversas empresas desenvolvam soluções em Internet das Coisas de forma muito mais rápida e com menor custo, o que aumenta a competitividade das corporações e a penetração da tecnologia no mercado brasileiro. "Com o KNoT, o usuário final das soluções de IoT poderá adquirí-las por preços muito mais baixos dos que os praticados atualmente, além de desfrutar de funcionalidades até então inexistentes por falta de comunicação entre as diversas soluções disponíveis no mercado", explica.

O KNoT viabiliza a geração de novos conhecimentos, tecnologias e modelos de negócio relacionados à IoT. Os principais componentes dessa plataforma são o KNoTCloud, interface que roda na nuvem e é responsável por gerenciar usuários, aplicações e dispositivos (coisas), além de armazenar, recuperar e compartilhar os dados desses dispositivos; KNoTThing, plataforma de hardware e software que implementa o acesso a sensores e atuadores conectados fisicamente aos objetos; e o KNoT Gateway, dispositivo de hardware e camada de software responsável por direcionar as mensagens entre os dispositivos (KNoTThing) e a nuvem de armazenamento de dados (KNoTCloud), abstraindo protocolos e meios físicos de comunicação e promovendo a conectividade à internet.

O KNoT é resultado de um projeto de pesquisa e inovação realizado pelo Cesar, e já é utilizado pela parceira Avantia Tecnologia e Engenharia S.A. Para desenvolvimento do KNoT, o Cesar ainda firmou parcerias com a plataforma de IoT Meshblu e WND, representante Sigfox no Brasil. O objetivo é utilizar Sigfox como uma das alternativas de comunicação sem fio da plataforma KNoT. A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco (Facepe), por meio do Programa de Apoio a Parcerias para a Inovação Tecnológica e a Formação Qualificada (Pitec), também é parceira para execução do projeto, assim como o Centro de Informática CIn da Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Senai de Inovação.

Comente essa notícia