Notícias

Eletrônica e Informática

10/01/2017 - IPESI INFORMA

ABB fornecerá novos equipamentos para automatizar o laboratório da Universidade Mackenzie

A ABB vai fornecer equipamentos à Universidade Presbiteriana Mackenzie para automatizar o laboratório de engenharia e entregar uma arquitetura de controle de automação completa, que proporcione aos alunos o contato com tecnologias que já fazem parte da Indústria 4.0. Após a chegada dos novos equipamentos, prevista para o início de 2017, será possível integrar sensores, botões, robôs e comandos elétricos diversos em um único sistema para que os alunos vivenciem experiências completas e com tecnologia de ponta desenvolvida pela companhia.

O laboratório de automação da Universidade Presbiteriana Mackenzie já conta com robôs da ABB, e tornou-se necessário incluir novos equipamentos que pudessem compor um sistema completo. O projeto contempla 4 conjuntos de automação, sendo composto por controladores lógicos programáveis (família AC500), interfaces homem-máquina (família CP400 LC), módulos de comunicação e de sinais de entrada e saída (I/O).

"Estamos entusiasmados com a oportunidade de modernizar ainda mais o laboratório da Universidade Mackenzie, uma das instituições privadas mais prestigiadas do país. Os alunos terão mais recursos e poderão vivenciar a utilização dos equipamentos para projetos modernos de automação com a referência da nossa tecnologia", conta Ronaldo Tarcha, gerente da área de Tecnologias de Controle da ABB no Brasil.

Após implementação dos conjuntos de automação, os alunos terão acesso a um laboratório totalmente integrado, funcional e de fácil configuração, pois o software de engenharia (DM-Tool) tem um ambiente capaz de programar robôs, CLP e IHM.

As bases de conexão (módulos e controladores) são padrão, o que facilita as configurações de hardware. O software de engenharia Automation Builder, que está contido no pacote DM-Tool, possibilita programar todos os modelos de CLP AC500 e AC500- eCo. Os módulos de I/O das famílias AC500 e AC500 eCo são intercambiáveis, do controlador mais simples ao de maior recurso, e todos possuem Web Browser, diagnósticos de falha e monitoramento de variáveis por meio de gráfico e tabela.

Comente essa notícia