Notícias

Metal Mecânica

07/12/2017 - IPESI INFORMA

Kennametal anuncia ampliação da linha de ferramentas modulares

Em 2016, durante a IMTS a Kennametal apresentou a solução de fresamento de topo modular mais rígida chamada Duo-Lock. Também prometeu um novo projeto de ferramentas de corte modular. A promessa foi cumprida e a Haimer e a Kennametal anunciam que a linha de ferramentas já bem sucedida está prestes a ficar muito maior.

Thilo Mueller, gerente de Fresamento de Metal Duro da Kennametal, diz que a versão inicial da Duo-Lock incluiu mais de 400 itens da linha, e que uma série de pequenas adições foi feita no início de abril. Esta nova expansão, no entanto, mais do que duplica a oferta de produtos de ponta de corte existente. "A IMTS do ano passado apresentou a primeira parte da família de fresas Harvi, que incluía as geometrias Harvi I, Harvi II e Harvi III em diâmetros que variam de 16 mm (0.625 in.) a 32 mm (1.25 in.)", diz Mueller. "A nova oferta baseia-se nisso, com tamanhos adicionais e vários estilos de ferramentas de corte completamente novos. Isso aumenta a versatilidade da Duo-Lock, dando ainda mais aos clientes uma oportunidade de alavancar sua comprovada força e precisão", complementa.

A Duo-Lock Harvi cobre praticamente qualquer aplicação em que o metal duro seja usado atualmente, devido ao projeto de hélice variável da Harvi, que elimina a vibração mesmo nos materiais mais difíceis. Também, um ângulo de canal assimétrico permite avanços mais elevados do que as fresas tradicionais. Além disso, o alívio do canal excêntrico oferece maior estabilidade da aresta com uma vida de ferramenta proporcionalmente maior.

Outras características importantes são: a Duo-Lock Harvi tem um núcleo cônico que fornece rigidez mesmo nos cortes mais pesados; os ângulos axial e radial da saída especialmente concebidos reduzem a pressão de corte da ferramenta; o desbaste e o acabamento, podem ser executados com a mesma ferramenta, ou desbastes dedicados e acabamentos utilizados na mesma interface.

Dependendo da geometria e do tamanho da fresa, estão disponíveis versões Harvi de 4 a 6 canais, assim como vários tipos de microgrãos de metal duro revestidos com PVD. Estes incluem o KCSM15, projetado para titânio e outros tipos de ligas aeroespaciais de alta temperatura, o KCPM15, adequado para aço, aço inoxidável e ferro fundido, e o multi cortes KC643M, um ponto de referência para o corte com refrigeração de uma ampla gama de materiais. Todas as classes podem ser usadas para usinar materiais até 52 HRC, e todas são excelentes na redução da profundidade de corte de canais, desgaste das arestas e lascamentos, em materiais difíceis.

ADIÇÕES - As fresas modulares Duo-Lock estão agora disponíveis em tamanhos muito menores, começando em 10 mm (0,375 pol.). Ferramentas de chanfro e arredondamento de canto também foram adicionadas à linha, além de uma ampla variedade de novas geometrias. Por exemplo, estão sendo introduzidos vários novos estilos para desbaste tipo "espiga de milho". Um tem um perfil ondulado que cria pequenos cavacos para uma melhor evacuação de cavacos durante a remoção de materiais pesados. Um estilo topo esférico para desbaste alavanca a mesma geometria, mas é projetado para perfil 3D em moldes e aplicações semelhantes. E uma versão "aeroespacial amigável" possui uma geometria única que reduz as forças de corte ao usinar ligas de alta temperatura, bem como raios de canto que reduzem o lascamento.

Para operações de acabamento, a Kennametal desenvolveu uma fresa com seis cortes e um ângulo de hélice de 45 graus semelhante ao da "expansão aeroespacial" Harvi III, mas modificado para melhor desempenho em aço e aço inoxidável.

Outra série tem de 9 a 19 cortes com um número maior (dependendo do diâmetro), e aresta de corte em formato de W, e espaçamento de canal desigual, eliminando a vibração e melhorando o acabamento de superfície em ligas aeroespaciais de alta temperatura, mesmo com altas taxas de avanço.

Finalmente, a Kennametal desenvolveu as fresas MaxiMet, de 2-canais e de 3-canais de alto cisalhamento que usinam o alumínio para desbaste altamente produtivo, enquanto ainda geram paredes e superfícies suaves no acabamento graças a uma fase alisadora de precisão próximo do canto.

A Kennametal também está expandindo sua oferta de ferramentas com várias hastes de aço cônicas e paralelas de longo alcance, que podem ser cortadas no tamanho adequado para suas necessidades específicas. Isto é, além do vasto leque de ferramentas HSK, PSC, CAT, DIN e porta-ferramentas BT já instalados. "Nós nos vemos como extremamente bem posicionados com a família Harvi, juntamente com nossas novas fresas de desbaste e acabamento, e a expansão da MaxiMet para atender às necessidades de nossos clientes", diz Mueller.

Comente essa notícia