Notícias

Eletrônica e Informática

22/12/2017 - IPESI INFORMA

Mouser, em parceria com o INCB, divulga tecnologias no Brasil

No último dia 25 de novembro, um sábado, cerca de 80 pessoas se dispuseram a participar do 1° Encontro Tecnológico INCB de 2017, um evento especializado, voltado para pessoas envolvidas com tecnologia. Basicamente, o encontro tratou de tecnologias de desenvolvimento de aplicações IoT e certificação de produtos desenvolvidos. Além disso, houve uma concorrida sessão "hands-on" para o desenvolvimento de um projeto baseado na tecnologia LoRa.

De acordo com Newton Braga, presidente do INCB, que organizou o Encontro, trata-se da primeira experiência do INCB na área. "Porém, a expectativa é realizarmos um evento por mês a partir de 2018, com o patrocínio da Mouser", afirma. A Mouser é uma das mais importantes distribuidoras de componentes eletrônicos do mundo e uma das líderes na divulgação das mais recentes tecnologias que surgem no mercado internacional. "O evento pode ser desde uma simples palestra a um encontro como o realizado hoje", complementa Braga.

As palestras foram apresentadas por pessoas que vivenciam o setor eletrônico no dia a dia. Um exemplo é Pedro Bertoleti, que falou sobre a "IoT no Agronegócio", apresentando um projeto. O projeto de Bertoleti, de forma simplificada, integra uma balança à Internet das Coisas. Esse tipo de solução pode ser aplicado no agronegócio, possibilitando controle e gerenciamento mais efetivo de cargas.

No setor da pecuária, por exemplo, o sistema poderia identificar de forma precisa todo o histórico de um boi, ajudar a identificar a hora mais apropriada para o abate, a hora em o abate foi realizado, maximizando os lucros, comenta Bertoleti, frisando que não conhece nenhuma solução similar em âmbito mundial.

Bertoleti explica que o projeto apresentado é um protótipo, mas que o conceito pode ser aplicado em qualquer balança. Ele acrescenta também que está aberto a parcerias para este projeto.

Já a seção hands-on "LoRa em Ação", o engenheiro Vidal Pereira, apresentou o Kit LoRa em Ação (LEA), lançado no mercado durante o evento. "Trata-se de um kit que permite montar um projeto funcional em 3 horas", afirma destacando que mais da metade dos componentes utilizados no kit são comercializados pela Mouser. Ele frisa que a Mouser fornece os componentes, mesmo em quantidades menores como a que demanda para a produção dos kits.

Já Luiz Henrique Corrêa Bernardes, diretor da Duodigit, de São Caetano do Sul (SP), participava como expositor no evento. A empresa produz modems GSM 3G programáveis em Java, além de trabalhar também com sistemas biométricos com impressão digital embarcada.

A companhia também é parceira da Sigfox, empresa de origem francesa, provedora global de infraestrutura de comunicações para Internet das Coisas. "Somos pioneiros em Sigfox no Brasil", afirma Bernardes. "Somos os primeiros do país no uso da rede Sigfox, fornecendo dispositivos e sistemas integrados", complementa.

Uma das soluções que a Duodigit apresenta é a Sig4, um gateway que opera na rede Sigfox, possui várias interfaces e é integrado a uma plataforma Cloud IoT. No mercado, estará disponível no início do segundo trimestre de 2018.

De acordo com Bernardes, a tecnologia Sigfox transmite pequenas quantidades de dados (um pacote de dados é de 12 bytes) a longas distâncias - de 4 a 8 km em ambiente urbano. Em ambiente aberto, a distância pode ser de 15 a 30 km. "No Brasil, conseguimos um recorde de 70 km, na região de São Carlos", comenta.

O executivo informa que a tecnologia tem múltiplas aplicações, como na automação industrial, agrícola e localização de ativos. Como apresenta baixo consumo de energia, pode ser colocado em pallets e caixas de transporte para localização.

Comente essa notícia