Notícias

Metal Mecânica

14/03/2018 - IPESI INFORMA

Tim Shinbara, da AMT, falará sobre protocolos de comunicação em palestra na Feimec

Uma das maiores autoridades mundiais em manufatura avançada, Tim Shinbara é um dos palestrantes confirmados no Parque de Ideias, uma das muitas atrações de transferência de conhecimento presentes na programação que a Feimec 2018 - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, de 24 a 28 de abril, no São Paulo Expo, oferece a seus visitantes.

Shinbara é vice-presidente de Tecnologia da AMT - The Association For Manufacturing Technology e diretor-executivo do MTConnect Institute, responsável pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento, normas e monitoramento das tendências e necessidades de tecnologia das indústrias de manufatura. Para quem não conhece, o protocolo MTConnect é bastante aplicado nos EUA e mesmo fabricantes de máquinas- ferramenta do Japão e da Alemanha passaram a comercializar seus equipamentos no mercado norte-americano com MTConnect. Na própria feira, não deverá ser difícil encontrar fabricantes com máquinas com o protocolo.

Em sua palestra, que será realizada no dia 27 de abril, às 13h00, Shinbara vai apresentar o panorama atual dos padrões e protocolos relevantes para coletar, estruturar e utilizar dados, tendo como case o trabalho desenvolvido pelo MTConnect para o uso industrial da Internet das Coisas (IoT), um dos pilares da Indústria 4.0 e de outras iniciativas avançadas de manufatura. O protocolo desenvolvido pela MTConnect pode ser usado como complemento de muitas outras especificações para melhorar a comunicação entre diferentes tipos e marcas de dispositivos no chão da fábrica, incluindo a conexão a outras aplicações.

Shinbara tem participado de vários comitês do programa do Manufacturing USA Institute (Instituto de Manufatura dos Estados Unidos), inclusive aqueles que apoiam a estratégia dos EUA no desenvolvimento da manufatura avançada. Tem vasta experiência em pesquisa e desenvolvimento avançado da tecnologia de manufatura, em especial na convergência da Tecnologia de Informação (TI) com a Tecnologia de Operações (TO) e startups de empresas de alta tecnologia.

O Parque de Ideias é uma das novidades da Feimec 2018, um espaço exclusivo onde conhecimento é o principal objetivo. Realizado em conjunto com as mais importantes universidades brasileiras ligadas à indústria - USP, ITA, FAAP, FEI e Mauá -, contempla uma área para exposição de projetos das Universidades e outra para realização de palestras ministradas por professores de universidades, escolas técnicas e expositores que possuem conteúdo relevante, novidades, estudos e projetos que transformarão o futuro.

SERVIÇO:

Feimec - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Horário: Das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)
Iniciativa: Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br

Comente essa notícia