Notícias

Metal Mecânica

08/11/2018 - IPESI INFORMA

Trumpf apresenta solução conectada para intralogística

Na Euroblech deste ano, a Trumpf apresentou um sistema de localização de peças no chão de fábrica baseado em tecnologia de banda ultralarga (UWB). "Como fornecedor líder de soluções para a Indústria 4.0, temos o prazer de oferecer outro componente importante da manufatura conectada. Este sistema permite que nossos clientes determinem a posição das peças em poucos centímetros, reduzindo assim os tempos de produção no chão de fábrica e aumentando significativamente a produtividade", afirma Thomas Schneider, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

A solução localiza as peças com precisão e em tempo real, rastreia e documenta as rotas realizadas. Isso elimina de forma eficaz a tarefa monótona e custosa de procurar peças no chão de fábrica e facilita a identificação de trabalhos expressos na unidade de produção e prioriza sua fabricação conforme necessário. O sistema de posicionamento funciona não apenas para peças, mas também para ferramentas.

Sistemas de posicionamento convencionais não podem ser usados em ambientes ricos em metal, como entre máquinas ou em áreas de armazenamento de chapa metálica, porque os sinais emitidos pelos transmissores são corrompidos ou até mesmo completamente perdidos.

A solução Track & Trace da Trumpf evita esse problema utilizando uma frequência robusta e colocando dispositivos de rastreamento chamados de "satélites" no teto. Esses satélites em miniatura comunicam-se com dispositivos conhecidos como marcadores, que podem ser simplesmente colocados ou conectados a pilhas de peças ou transportadores de carga, da mesma forma que um lote de documentos em papel. Isso permite que os trabalhadores da produção localizem as peças dentro de apenas alguns centímetros.

"Metal e ondas de radio não são realmente muito compatíveis. É por isso que sempre pareceu impossível alcançar esse tipo de precisão de posicionamento na fabricação. Mas nossa tecnologia de banda ultralarga pode rastrear objetos de maneira eficaz, mesmo em ambientes que contêm muito metal", diz Schneider. A Trumpf já implantou com sucesso o Track & Trace em locais de teste de clientes, bem como em suas próprias fábricas. A solução é rápida de instalar, simples de usar e fácil de integrar nos processos de fabricação existentes.

O Track & Trace funciona usando um chip de computador instalado dentro de cada marcador. Este chip transmite dados para um computador industrial através dos satélites, permitindo aos usuários acessar informações sobre a peça e sua localização na tela do computador. Eles também podem transmitir dados de volta para controlar o marcador, por exemplo, mostrando o número do pedido ou qualquer outra informação necessária para o processo de produção em um pequeno display digital.

Todos os dados podem ser transferidos para smartphones e tablets. Basta selecionar um trabalho na tela e o marcador correspondente responderá emitindo uma série de sinais luminosos, tornando-o rápido e fácil de identificar. Isso faz do Track & Trace um dos primeiros passos nos sistemas de fabricação futuros sem papel.

A solução exposta na Euroblech é baseada em mais de dez anos de pesquisa. A Trumpf trabalhou em estreita colaboração com a empresa francesa BeSpoon para desenvolver o produto, empresa da qual adquiriu 60% de participação em 2017.

VENDAS - A Euroblech 2018 foi novamente um grande sucesso para a Trumpf. Em apenas 4 dias, a empresa recebeu 246 pedidos, 173 de máquinas-ferramenta e 73 de tecnologia laser. 63% dos pedidos vieram de clientes fora da Alemanha e 10% de novos clientes. Entre os milhares de visitantes, 100 empresários brasileiros estiveram no estande, procurando tecnologia e inovação, principalmente em soluções para a indústria 4.0.

Ao final do evento, a companhia foi premiada pela Euroblech em três categorias. O sistema inteligente Active Speed Control ganhou o "Award for Euroblech" na categoria de Medição e Teste. Na categoria Tecnologia de Conexão e Separação, a estréia mundial do TruLaserCell 7040, que é usado para o processamento flexível de componentes 3D, o impressionou o júri. E, por fim, o novo sistema de posicionamento interno Track & Trace recebeu o prêmio na categoria de Transformação Digital.

Comente essa notícia